Tensão e Corrente versus Tolerância

Muitos clientes chegam em nosso balcão de atendimento querendo fontes de alimentação fora do padrão de fabricação, mesmo não tendo a fonte de alimentação em questão sempre temos uma que funcionará perfeitamente em seu lugar, mas sempre acaba gerando o mesmo assunto de "disse me disse" , por isso resolvi fazer essa postagem.

O que acontece na maioria das vezes vou descrever aqui com exemplos e explicação do que é certo e do que é errado. Semana passa mesmo veio até nosso balcão um senhor muito educado e queria uma fonte de alimentação de 5V 2A. Logo verifiquei o estoque e vi que não tinha mais a mesma, porém tinhamos a um preço bem atraente (mais barata que a de 5V 2A) a fonte de alimentação de 5V 3A que funcionaria da mesma forma no routeador do senhor.
Expliquei ao senhor que escutou atenciosamente que não tinhamos a que ele nos pediu, mas que tinhamos outra que serviria no lugar, e o senhor logo me disse "Mas essa ai tem 1 amper a mais, o seu concorrente me disse que queimaria meu aparelho!" Sorri para o senhor e com toda calma do mundo expliquei para ele com muitos principios da eletrônica e muitos, mas muitos exemplos práticos o porque funcionaria perfeitamente a fonte de alimentação de 5V 3A no lugar da 5V 2A e também o porque não queimaria o aparelho dele.
Um dos exemplos que usei foi por exemplo a alimentação eletrônica de um automóvel, a bateria de um automóvel na maioria dos casos nos da 12V nominal (13,8V real) e cerca de uns 40A, pois bem, a bateria é uma fonte de alimentação para o veiculo, porém e se estivermos com o carro desligado e apenas os faróis ligados, cada lampada de um faról consome cerca de 12V 3A, se forem duas estariam consumindo 12V 6A visto que a bateria tem 40A pela lógica aplicada por nosso concorrente de empresa passado ao nosso querido cliente essas lampadas estariam sendo alimentadas por nada menos que 34A a mais do que ela consome não é mesmo!
Agora me explique amigo concorrente, porque as lampadas não queimam ja que estão recebendo uma grande dosagem de corrente além do suposto limite?!

Ok, vou explicar o que acontece, o aparelho do nosso cliente "consome" 2A, mas não significa que ele não pode ser alimentado por mais corrente. Se você ligar uma fonte de alimentação de 5V 10A no roteador de nosso cliente o mesmo irá ainda funcionar normalmente porém dessa fonte de alimentação ele irá consumir apenas 2A sobrando assim 8A sendo assim a fonte de alimentação irá trabalhar com folga assim gerando menos calor (toda fonte de alimentação ao transformar energia elétrica acaba gerando um pouco mesmo que minimo de energia térmica). Porém se ligarmos uma fonte de alimentação com menas corrente o aparelho não ira funcionar pois não conseguira drenar corrente suficiente para seu funcionamento, e a fonte de alimentação poderá vir a queimar por está sendo obrigada a drenar mais corrente do que ela pode fornecer.

Ai vem nossos amigos concorrentes que depois de aprenderam com a histórinha dos faróis de automóveis que descrevemos acima, vão querer vender uma fonte de alimentação de 12V 1A, para carregar uma bateria ja que o cliente pediu uma fonte de alimentação de 12V 500mA e eles não tinham em estoque.

Porém a imagem muda quando vamos usar uma fonte de alimentação ligada diretamente para carregar uma bateria, a regra para bateria é quanto maior a corrente, mais rápida a carga, quanto menor a corrente, mais demorada a carga, quanto mais rápidas forem as sessões de carga mais rápido chegará o fim da vida util da baterial, sendo assim melhor seria carregar o mais lento possivel para pronlogar a vida util da bateria. E em certos casos a fonte de alimentação tem que ter a corrente pulsante e/ou corrente estabilizada. Resumindo nosso querido concorrente vai acabar danificando a bateria do cliente.

Um terceiro caso bem conhecido em nossas aventuras por nosso balcão de atendimento é "fonte de alimentação de notebook com 1 volt a mais ou 1 volt a menos não da problema para o aparelho não!"

De certa forma essa afirmação não está totalmente errado, vou explicar o porque. Toda fonte de alimentação por mais que seja minimo ela da um variação na tensão de saída, os engenheiros que fazem os aparelhos sabem dessas pequenas variações e criam os aparelhos pensando nisso com uma pequena tolerancia para mais ou menos tensão na entrada do aparelho. Geralmente os notebooks tem uma tolerancia de 1 a 2 volts por que se por exemplo esse notebook consumir 19V e a fonte de alimentação variar para 20V estara dentro da tolerancia de 1 volts a mais (20V - 19V=1V). Só que alguns sabidão acham a fonte de alimentação de 20V com o preço mais atraente que a de 19V, então pensam "Já que pode rodar com 1 volt a mais vou levar a de 20V pois a mesma está mais barata!"
Ai que mora o problema, lembra que eu disse que toda fonte de alimentação tem um pouco de variação mesmo que seja minima.

Digamos que ele compre essa fonte de alimentação de 20V e esteja usando feliz da vida por ter se achado experto em economizar em não comprar a fonte de alimentação 19V que era absurdamente mais cara R$ 2,00. Num belo dia sem explicação a fonte de alimentação de 20V começa a trabalhar com 21V por causa da sua pequena variação, o notebook que originalmente foi projetado para trabalhar com 19V e pode suportar até 20V (1 volt a mais de tolerancia) está agora trabalhando com 21 volts (1 volt a mais que a tolerancia do aparelho). Resumindo pode preparar o bolso, pois aqueles R$ 2,00 que ele economizou vai ter que juntar com mais R$ 498,00 para trocar a placa mãe do notebook.
Espero que todos tenham compreendido, até a próxima.

(Observação, antes que alguem fale, esse post é de minha autoria, porém publiquei ele primeiro no Blog da Tadachi)

Se estiverem procurando fontes de alimentação para comprar acessem www.tudopelametadedodobro.com.br

Postar um comentário

181 Comentários

  1. Cara excelente seu post! Somente uma pequena observação: seria "menos corrente" e não "menas corrente". Realmente parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente post. Mas tenho uma dúvida que você não mencionou. Quais as implicações em usar uma fonte com voltagem menor que a recomendada, por exemplo uma fonte de 19v em um note que pede 20v ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a fonte a ser usada com 19v tiver uma boa corrente e for estabilizada, não terá problema algum.
      Porém cada caso é um caso;
      Se sua fonte de 19v não fornecer uma boa corrente ocorrerá que ao lugar o equipamento o mesmo irá puxar a corrente necessária e com isso a tensão de 19v irá cair ainda mais 18, 17 ou algo assim.
      Com isso irá causar instabilidade no aparelho, assim como:
      Sendo um note book, o mesmo poderá travar, poderá ficar reiniciando dar erro de sistemas etc.
      :-)

      Excluir
  3. Outro caso que falto mencionado no post muito bom sobre informações ao cliente.
    Foi a informação sobre o carregador.
    É verdade verdadeira quando o amigo mencionou sobre quanto maior a corrente mais rápido é o carregamento e quanto menor a corrente menor é o tempo de carregamento da bateria.
    O calculo que usamos para criar um carregador para as baterias é usar 80% a menos q o valor nominal da bateria.
    Ex: se vc tem uma bateria de 800ma, usamos um carregador para carregar a mesma de 80ma. Ou seja, usamos 80% a menos da corrente nominal
    com isso a bateria continuará tendo sua vida útil de fábrica.
    Abraço a todos
    Ednaldo - Técnico em eletrônica, técnico em processamento de dados e técnico em eletricidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ednaldosilva61, favor conferir seu calculo e decidir, ou é 90% ou 160ma.
      grato pela informação de todos.

      Excluir
  4. Boa tarde, comprei um carregador de 19V e uma bateria. Quando fui carregar o notebook acendeu uma luz vermelha no led da bateria e o carregador começou a aquecer. Fui olhar os detalhes da bateria e ela é 11.1V. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata você tem que observar a tensão (voltagem) que esta impressa no corpo do notebook e não a da bateria. Pois a bateria vai receber os 11V do notebook e não do carregador diretamente. Se no note tiver escrito 19V o carregador esta correto, se continuar esquentando absurdamente peça que o troquem.

      Excluir
    2. Renata você tem que observar a tensão (voltagem) que esta impressa no corpo do notebook e não a da bateria. Pois a bateria vai receber os 11V do notebook e não do carregador diretamente. Se no note tiver escrito 19V o carregador esta correto, se continuar esquentando absurdamente peça que o troquem.

      Excluir
    3. Estou com um cso parecido. Tenho um aparelho q perdi a fonte de 5v e tenho uma de 6v. Este aparelho é o freesky desb. De canal via internet. Será q posso substituir esta fonte de 5 por uma de 6?

      Excluir
  5. Boa tarde.
    Gostaria de saber se há alguma implicação para o aparelho se a fonte possuir uma corrente elétrica menor do que a especificada. No meu caso o que acontece é que o aparelho funciona com 12V e 1.5A, no entanto perdi a fonte original e utilizo uma de 12V, 1.0A. O aparelho funciona, mas gostaria de saber se isto poderia queimá-lo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O notebook pode funcionar sim, com uma fonte de amperagem menor, mas pode ter limitações como apagamentos, travamentos e deixar de rodar programas mais pesados, como jogos. Recomendo que vc use essa fonte provisoriamente, caso não possa ficar sem notebook e compre o mais rápido possível uma fonte com amperagem igual ou maior a 1.5A.

      Excluir
  6. Amigo excelente a sua explicação, pois acabei de comprar um notebook usado pela
    internet. o vendedor disse que estava funcionando, porém quando botei para carregar um técnico me disse que eu podia usar uma fonte de 19 volts e 4 .0 A.
    Comprei a fonte dele por 60 reais, depois descobri que atrás do notebook estava escrito 15volts e 4.0 A. Será por isso que o computador acende só o led más não carrega.

    Grato Fernando Xavier da Silva
    email : fxds1967@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor procurar uma fonte de acordo com as especificações, pois algo pode ter queimado

      Excluir
    2. A fonte até podia ser de 100A, a voltagem é que não pode exceder o recomendado, o melhor exemplo é a instalação de uma casa se tiver 30A a baixada você ligar apenas uma batedor a que necessita 2 ou 3 A ela funciona bem, ligada a m
      Uma rede de 30 ou de 300A se tiver a voltagem de 230v tudo. Bem.

      Excluir
  7. Parabéns pelo texto, poucos explicam o que realmente necessita ser explicado. Isso pelo simples fato de ter conhecimento sobre o que vão explanar.

    ResponderExcluir
  8. Estou Usando uma fonte de notebook 19,5v 3,33a, a original era 18,5v 3,5a, vai estragar a bateria ou o note?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderá estragar a bateria e/ou o notebook. A Fonte de 19,5V é para notebook Dell e a 18,5V geralmente é de HP. Essa fonte tem 3 pólos no plug, um metal do lado de fora do plug que é negativo, um metal dentro do plug que é o positivo e um pino fino central que manda pulsos para carregar a bateria. A diferença de 1V entre a fonte de 18,5V e a de 19,5V não afetara pois esta dentro da tolerância. O grande problema é essa pino central que manda pulsos pois na fonte HP manda pulsos positivos e na DELL manda pulsos negativos. No seu caso recomendo comprar a fonte propria para seu aparelho pois podera danificar seu produto a longo prazo.

      Excluir
  9. OLÁ, e diferenças na amperagem do input ? minha fonte anantiga diz input 2A e a nova diz 1,5 A, faz diferença ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim. Se a fonte nova realmente for 1,5A o máximo ela ira forçar para alimentar 2A sendo que só consegue produzir 1,5A e pode vir a queimar (a fonte e não o aparelho). Mas pode ser que ela esteja etiquetado 1,5A mas forneça 2A ou mais amperes (o que costuma muito acontecer) e nao tera problema algum.

      Excluir
  10. me responda uma pergunta 3a e maior que 1.5a ouve uma duvida aqui no meu serviço sobre isto, tem um aparelho aqui de 12v 3a(da escrito assim no aparelho) e a fonte comprada foi 12v 1.5a (da escrito assim na fonte) ,eu acho que a fonte e menor saída 1.5a do que a 3a ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza 3A é maior que 1,5A. Se essa fonte for 1,5A real nem ligará o aparelho. Mas se for uma fonte de 1,5A nominal, mas na verdade gera 3A ou mais ira funcionar (as vezes sai mais barato para o fabricante vender uma fonte de 3A com etiqueta de 1,5A, do que fabricar uma nova fonte com só os 1,5A). Se a fonte esquentar além do normal é porque esta fornecendo menos que os 3A pedido e esta forçando para completar a carga, se acontecer isso a fonte poderá queimar futuramente mas sem causar dano ao aparelho.

      Excluir
    2. posso ligar um notebook em um notebook 5v 3a uma fonte de 5v 30a

      Excluir
  11. ola queria saber estou com uma fonte de notebook aqui com 19 volts e 2 amperes e queria carregar uma bateria de moto posso ligar o carregar direto na bateria da moto ou tem algum problema acho que uma bateria de moto deve ter 12 volta o carregar ira carregar esta bateria me ajude e urgente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo. Para carregar uma bateria de moto vc tem que ter uma fonte de 13,5V e uma corrente de cerca de 1 a 2 amperes. Até 14V é aceitavel. E se subir muito a amperagem (corrente) podera danificar a bateria por carregar rapido de mais.

      Excluir
  12. Srs, tenho um roteador com especificacao 12V 3.3A, e perdi a fonte dele, e por ignorancia coloquei uma fonte de 20V 3,25A,
    Funcionou por uns 2 dias, mas hoje cheguei em casa e parou de funcionar, o q devo fazer? Será q queimou? Será q se eu acionar a garantia eles vao me dar suporte, apesar de ter perdido a NF também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavel que queimou. Para acionar a garantia vai ter que arrumar uma fonte semelhante a que veio e informar que "parou do nada" e torcer.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Não sei se você é técnico ou professor de português mas eu li menas e entendi, o post tá muito bem explicado e detalhado e acho que apenas uma palavra não mudou em nada o sentido da frase!! Isso contaria se estivéssemos prestando um vestibular ou concurso público. Como é um blog e estamos solicitando informações não convém ficar questionando o emprego de uma palavra errada!! Conclusão ou você entende muito, ou não entende merda nenhuma e só quer aparecer!!!

      Excluir
    2. Obrigado amigo pela correção. Assim que eu responder todos os outros comentarios interessantes e sobrar um tempo talvez eu corrija.

      Excluir
    3. Obrigado amigo pela correção. Assim que eu responder todos os outros comentarios interessantes e sobrar um tempo talvez eu corrija.

      Excluir
    4. Essa foi a melhor resposta possível!
      Foi tão claro sua explicação, seus exemplos tudo ficou tão bem explicado que chega a ser insignificante um erro desse. Afinal, a intenção, dos que entraram aqui, foi tirar dúvidas de eletrônica!!!
      Parabéns, continue nos ajudando. "Agente" agradece.

      Excluir
    5. Logo abaixo você escreve menos, que é o certo, porém o menos importante no seu blog é o erro na escrita ou na concordância gramatical. Parabéns pelo conteúdo. Me ajudou muito. Obrigada.

      Excluir
  14. Olá galera, gostaria de tirar uma dúvida. Comprei um aparelho de 5v, porém a fonte do mesmo queimou. Um cara que trabalha com vendas de carregadores me falou que eu poderia usar uma fonte de 9v sem problemas. Isso procede? Aguardo retorno de quem puder me ajudar..vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não procede. Use fonte de 5V para não correr o risco de danificar. E use mesma amperagem (corrente) para o aparelho trabalhar corretamente.

      Excluir
  15. [DUVIDA] Então se eu colocar uma fonte de 19,5V 10A no lugar de uma 19,5V 4A não vai dar problema ? E se por uma 18,5V 4A no lugar de uma 19,5V 4A vai dar problema ? Qual papel da amperagem no carregamento de uma bateria no caso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A amperagem no carregamento tem o papel de carregar mais rapido ou mais lento, porém, acredito que seu uso é para notebook então neste caso quem regula a velocidade de carregamento é o notebook e não a fonte. Os dois casos que vc mencionou pode serem feitos sem problema.

      Excluir
  16. Meu caro amigo, vi seu post mais ainda estou com um problema tenho em mãos um rádio transmissor de microfone e a voltagem dele é de 13-15V 1000mA, queria lhe perguntar se posso conectar a uma fonte 12V 2a, pois li a sua tese sobre notebook e sua bateria, e sobre a variação deles, porém meu aparelho não é recarregável e queria assim saber se existe alguma possibilidade de queima do aparelho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode testar sem problema. Se funcionar pode usar também sem problema. Fique atento ao fato que alguns aparelhos de audio utilizam corrente alternada (AC) ao invés de corrente continua (DC). Se tiver pedindo AC (simbolo do ~) e ligar DC não ira danificar mas tambem nao ira funcionar. Verifique essa questão.

      Excluir
  17. Boa noite eu tenho um video game antigo q usa uma fonte antiga de transformador de 10v 850ma so q a fonte perdeu. e to usando uma fonte estabilizada de 12v 500ma pode usa ou pode trazer algum problema mas pra frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta na tolerância, mas recomendo que teste uma de 9V para correr menos risco.

      Excluir
  18. valeu pela esplicação meu amigo....

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. amigo... estou lendo seu blog e feliz por conta da qualidade das respostas.. tenho uma dúvida.. preciso alimentar uma mesa de som a qual a fonte queimou..como é antiga, a fonte especifica 20,7v e 400mAh.. qual a melhor opção dentre as fontes que consegui: 22v e 4ah ou 20V 4,5 A

    ResponderExcluir
  21. A melhor opção seria 20V 4,5A, porém, alguns aparelhos de áudio funcionam com corrente alternada e talvez não funcione. Se não funcionar ja sabe que ira ter que comprar fonte AC.

    ResponderExcluir
  22. A melhor opção seria 20V 4,5A, porém, alguns aparelhos de áudio funcionam com corrente alternada e talvez não funcione. Se não funcionar ja sabe que ira ter que comprar fonte AC.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite!
    Tenho um monitor da LG e a fonte dele era de 12V. Levei em uma assistência que testou com uma fonte de outro mas não tinha para me vender. Em seguida fui em outra que testou promeiro com uma fonte de 19V e depois que verificou, trocou para a de 12V mas o monitor não funcionou. Pode ter queimado?

    ResponderExcluir
  24. Gostei do POST tirou minha dúvida quanto a amperagem se for maior não tem problema. Mais tenho ainda dúvida quanto a voltagem, por exemplo tenho um roteador que a fonte queimou que era de 9Volts e 0.6Amp., tenho outra com 12Volts 01Amp. e outra com 12Volts 0.8 Amp. posso usar uma das duas com com 3 Volts a mais? Meu nome é Márcio.

    ResponderExcluir
  25. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USA UMA FONTE DE 12V PARA CARREGAR UM CELULAR NO CASO EU IRIA CORTA UM CABO QUE EU TENHO PARA EMENDAR NA FONTE DE 12V A VOLTAGEM NORMAL DO CARREGADOR É DE 5,1V 0,7A SE EU POR PARA CARREGAR NESSA VOLTAGEM EU QUEIMO O APARELHO ?

    ResponderExcluir
  26. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USA UMA FONTE DE 12V PARA CARREGAR UM CELULAR NO CASO EU IRIA CORTA UM CABO QUE EU TENHO PARA EMENDAR NA FONTE DE 12V A VOLTAGEM NORMAL DO CARREGADOR É DE 5,1V 0,7A SE EU POR PARA CARREGAR NESSA VOLTAGEM EU QUEIMO O APARELHO ?

    ResponderExcluir
  27. tenho a mesma duvida do rapaz ai de cima se eu fazer uma gambiarra fazer um carregador de 12v danifica o aparelho ? creio eu que danifica mas estou com essa duvida

    ResponderExcluir
  28. Olá, parabéns pelo texto, é muito esclarecedor. Mas como prevenir sempre é bom, eu gostaria de tirar uma dúvida.

    ResponderExcluir
  29. Tenho um roteador de 12 volts e 2.5 amperes só que a fonte sumiu. A fonte do meu pc tem 15 amperes na saída de 12 volts. Teria problema se eu ligasse esse roteador nessa fonte? Porque de 2,5a pra 15a tem uma diferença enorme. Conto com ajuda dos amigos que respondem aos comentários também.

    ResponderExcluir
  30. Tenho um roteador de 12 volts e 2.5 amperes só que a fonte sumiu. A fonte do meu pc tem 15 amperes na saída de 12 volts. Teria problema se eu ligasse esse roteador nessa fonte? Porque de 2,5a pra 15a tem uma diferença enorme. Conto com ajuda dos amigos que respondem aos comentários também.

    ResponderExcluir
  31. Olá, parabéns pelo texto, é muito esclarecedor. Mas como prevenir sempre é bom, eu gostaria de tirar uma dúvida.

    ResponderExcluir
  32. Amigo Sou bem leigo nesses assuntos de fontes correntes eletrica e ampers mas, gostaria de uma informacao sua, ontem comprei um monitor samsung s19c301f e nao veio com a fonte(comprei usado pela olx). Diz na entrada que a fonte é DC 14v... Que fontes eu poderia usar? o monitor tem essas entradas tipo de notebook... se eu arrumar uma que caiba na entrada ja vai funcionar? Ja que nao sao todas que tem o mesmo tamanho... desde grato por sua atencao amigo.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde! Parabéns pelo texto, realmente ajuda a tirar algumas dúvidas. Porém uma dúvida ainda me restou... Tenho um monitor LG com a específicação de 12V e 2,0A. Um certo dia (não sei exatamente pq), este monitor parou de funcionar perfeitamente. Ao conectar a fonte, a tela fica ligando e desligando o tempo todo. Troquei a fonte por outra com a mesma tensão (12V e 2,0A), mas o problema continuou (problema no monitor). Quando eu testei uma fonte de outro monitor LG (19V e 1,3A) ele parou com o problema e funcionou normalmente, como se passasse a precisar de uma voltagem maior para funcionar. Se eu continuar utilizando esta fonte por mais tempo corro algum risco de queimar a fonte ou o monitor? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  34. Meu note tem uma bateria original de 14,4v e comprei uma bateria de 10,8, portanto 3,6v a menos. O aparelho funciona normalmente e quais consequências futuras se é que hão?
    A vantagem da bateria de menor tensão é a amperagem que é o dobro da original, consequentemente maior autonomia...

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde, gostaria de agradecer a grande ajuda prestada a todos, tenho uma dúvida: estou com uma fonte de tatuagem digital ela varia de 0.1v a 19v ela veio com uma fonte igual a de notebook que era de 19v 2a, tenho uma fonte de 19v e 3.5a porem estou com receio de usar, pois como as maquinas de tatuagem utilizam bobina ou motor dc eles podem solicitar os 3.5a fornecidos pela fonte e vir a queimar algo no aparelho? Pois em um roteador, o mesmo nunca ira solicitar uma corrente maior que a que foi projetado porem maquinas que utilizam bobinas talvez possam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ultrapassa as especificações da fonte original quanto a amperagem (mais amperagem é melhor) e a tensao é igual pode utilizar sem medo!

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Olá tenho uma dúvida meu antigo carregador do meu notebook era de 19 output e tenho um carregador de um roteador de 12 output o input dos dois é o mesmo. Posso utilizar no meu notebook esse carregador com o input menor?

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Ola tenho um switch 12 volts 0,500 mA... so q nao tenho a fote dele ... e tenho uma fonte de 12 volts 5A posso usar ela???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, o importante é a tensão que neste caso é igual a fonte original.

      Excluir
  40. comprei um carregador de 19v 2.1a posso usar para carregar uma bateria de 16v 2.1a?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mas se não tiver atenção pode sobrecarregar a bateria por isso o ideal é um carregador com sensor de tensão

      Excluir
  41. Boa noite! Tenho um motor dc com caixa de reduçao para 3.5rpm a duvida que tenho e a seguinte ele e 12v posso usar uma bateria de 9v recarregavel nesse caso ele pode queimar a velocidade dele vai mudar alguem pode ajudar? Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder pode mas não vai funcionar com a mesma força e velocidade. Se a demanda de potencia for muita nem vai sequer rodar.

      Excluir
  42. Tenho um fonte de Monitor de 14 volts (amperagem não tenho como ver agora) e quero ligar 4 ventoinhas de 12 volts (aquelas de fonte de computador). essa diferença de 2 volts a mais da fonte do monitor vai queimar as ventoinhas?

    ResponderExcluir
  43. Tenho uma pergunta comprei um aparelho que o carregador indicado é 12v 200ma...porém tenho um que é 12v e 1000ma..Pode se usar? ??Sem que danifique meu aparelho? ??

    ResponderExcluir
  44. Eu tenho um amplificador que esta escrito 12V 5A se eu usar uma fonte de 12V 15A vai dar problema no meu aparelho??

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. muito boas essas informações, estava precisado para compra uma fonte p/ DVR!

    ResponderExcluir
  47. boa tarde! olha o meu notebook se alimenta com uma fonte de 19v :1,75A e usei um carregar de 19v:2,5A... sera que queima tbm?

    ResponderExcluir
  48. boa tarde! olha o meu notebook se alimenta com uma fonte de 19v :1,75A e usei um carregar de 19v:2,5A... sera que queima tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois, a tensão é a mesma. Neste caso, somente a corrente é maior. Más, só é requisitado a corrente necessária. Por exemplo: Se você tiver uma fonte de 5 volts, 3,0A, más, for alimentar uma bateria de 5 volts, 0,55A, não haverá problemas, pois, a bateria só requisitará 0,55A ou seja, só a corrente que lhe é necessária. No seu caso não haverá problema algum.

      Excluir
  49. Boa Tarde, Alguém pode me ajudar por favor...

    Eu tenho um receptor de tv por assinatura só que perdi a fonte dele em uma viagem, atrás tem dizendo que é 12V, eu achei uma fonte aqui em casa de 22V, se eu usar essa fonte, vai queimar o receptor?

    Urgente...

    ResponderExcluir
  50. Amigo, a maioria dos celulares usam baterias de 3,7 volts, más, são na maioria das vezes alimentados por carregadores com uma tensão de 4,8 ou 5 volts. Neste celulares qual é a tolerância? posso utilizar um carregador de no máximo quantos volts? Obrigado!

    ResponderExcluir
  51. Show meu amigo! Parabéns pela iniciativa de prestar esse valioso auxílio a nós leigos! Esse tipo de informação só ajuda e não prejudica ninguém! Muito obrigado, ajudou-me a economizar pois precisava resolver um problema comprando uma nova fonte e eu já tenho outra 500 mA a mais do que a que está danificada (mau contato). Um abraço!

    ResponderExcluir
  52. Bom dia, estou com um problema e pelo post que particularmente achei muito interessante, acredito que minha dúvida será sanada.
    Pois bem... Ganhei um monitor Samsung (S19C300F) e nele pede que use 14v e 1.78A, não tenho fonte com essas característica, fui a uma eletrônica que se diz especialista em monitores e pedi a fonte de acordo com a especificação do monitor, ele me vendeu uma fonte que ao conectar não aconteceu nada, nem led, nem tela ligando, nada mesmo, daí imaginei que o monitor estivesse estragado, porém quando fiz o teste com multímetro na fonte, ela está marcando 12v e 1A, liguei para o vendedor e ele disse que me vendeu uma fonte de 2A e que se estava marcando 1A é porque ela é automática e por isso marca 1A. Perguntei sobre ela ser 12v e ele disse que também não era problema e garantiu que meu monitor está queimado. Minhã dúvida é se ele está correto e devo mandar arrumar o monitor ou o problema pode ser a fonte.

    Copiei esse trecho do texto do Mundo Matrix (Porém se ligarmos uma fonte de alimentação com menas corrente o aparelho não ira funcionar pois não conseguira drenar corrente suficiente para seu funcionamento, e a fonte de alimentação poderá vir a queimar por está sendo obrigada a drenar mais corrente do que ela pode fornecer). Nesse trecho me faz pensar em um possível engano da eletrônica que me vendeu a fonte.

    Então resumindo...
    Monitor 14V - 1,78A
    Fonte 12V - 1A
    Deveria ao menos ligar algum led no monitor ou funcionar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li e entendi em todas as leituras. Teria que usar a Tensão (V) igual, sempre!
      A amperagem (A) pode ser igual ou maior. O mesmo serve para o VxA (tensao x corrente) ela deve ser maior ou igual ao original. Cuidados especiais em notebooks e carregadores de bateria.

      Excluir
    2. Portanto ela não liga por não ter um carga adequada. Ache uma com 14V com corrente(A) maior ou igual. Se depois voce ver que não funciona, abra o monitor e verifique os componentes e veja se tem algo estufado, substituindo-o. Já arrumei um monitor que iria para o lixo trocando um componente destes.

      Excluir
  53. Bom dia! Gostaria de ligar meu notebook que recebe 19.5v no carro (12v). Existe algum tipo de transformador/fonte pra isso?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  54. Ótima explicação, mudou completamente meu ponto de vista.
    Obrigado o/

    ResponderExcluir
  55. Tenho um roteador que com uma entrada DC de 5 V e uma fonte que trabalha com tensão de saída DC de 5,7 V, existe algum problema de liga-los.

    ResponderExcluir
  56. Cara tenho uma dúvida e queria muito sua ajuda. Comprei um volante da logitech e o mesmo veio sem a fonte, ele pede 24v e 1.75 amperes. Se eu usar uma fonte universal de aproximadamente 10 amperes corre risco de queimar meu volante?

    ResponderExcluir
  57. Ola bom dia estou com uma duvida, tenho um psp que para carregar precisa de 5v mas nao tenho esse carregador, da certo carregar com um de 6v?

    ResponderExcluir
  58. Boa Tarde Amigos, posso substituir o carregador de bateria do Notebook HP Presario 43 com configuração diferente? Carregador Original: OutPut 18.5V 3,5A 65W substituir por 19V 4,74A 90W ?

    ResponderExcluir
  59. Olá, tudo bem? achei muito esclarecedor seu texto, porem eu tenho uma duvida e na medida do possível gostaria da sua explicação.

    Do caso de alimentação por pilha essa relação de voltagem muda?

    Por exemplo: as pilhas AAA são de 1,5V, porem comprei uma bateria recarregalvel AAA e notei que varias marcas elas oferecem, 1,2V mais as mais caras tem um mais (mAh). Vi em alguns teste de baterias 9V que ela vão perdendo a voltagem a medida que vão descarregando. Eu tenho alguns aparelhos que usam pilhas AAA e 9V, mais gostaria de lgar uma fonte DC diretamente neles pois não precisão ser portáteis, nesse caso a variação do valor da corrente tem a mesma relação e não se deve alterar a voltagem?

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Sabe me dizer a tolerancia de tensao dos caregadores samsung? Medi o original e deu 5,11v, ja o q comprei da 5.26 v. Quero ter certeza q nao prejudicara o celular. Abraco.

    ResponderExcluir
  62. Tenho um amplificador que pede 12v e 5A
    Tem problema se eu ligar uma fonte 8.5v e 5.65A ou 12v 1A ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma dessas !
      Voltagem 1 volt maior ou menor pode.
      Corrente igual ou superior ok.

      Excluir
  63. Tenho uma placa de led que usa uma fonte de 5v 40a, posso usar uma fonte de 5v 60a?

    ResponderExcluir
  64. Bom Dia Tenho um Teclado Yamaha que precisa de uma fonte de 16v e a mesma queimou posso ultilizar uma de 18.5v?

    ResponderExcluir
  65. Bom Dia Tenho um Teclado Yamaha que precisa de uma fonte de 16v e a mesma queimou posso ultilizar uma de 18.5v?

    ResponderExcluir
  66. Bom Dia tenho um Teclado Yamaha que precisa de uma fonte de 16V 2.4A e a mesma queimou posso utilizar uma fonte se 18.5V 3.5A???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, até poderia, mas está fora da tolerância de 1 volt para mais ou menos. (procure no youtube como baixar a voltagem em 2v usando diodo)
      Quanto a corrente suporta com folga.

      Excluir
  67. posso ligar um notebook com entrada de 5v 3a em uma fonde de 5v 30a

    ResponderExcluir
  68. Olá, bom dia! Gostaria de tirar uma dúvida... Tenho uma fonte 12V de 500mA, porém, a entrada do equipamento é 9V de 1000mA. Posso usar essa fonte nesse equipamento?

    ResponderExcluir
  69. Boa noite! Tenho uma pergunta a fazer, comprei uma parafusadeira com bateria original de 20V 1.5 A.H. Estou necessitando de uma bateria extra e somente estou encontrando 20V 2.0 A.H. pretendo usar o carregador que já possuo para evitar gastos. Pengunto: o que acontecerá quando eu for carregar a bateria nova usando o carregador que já possuo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontecerá nada ela vai funcionar normal tem 500 miliampère a mais e isso é até bom é a mesma voltagem com uma corrente um pouquinho maior

      Excluir
  70. Parabéns, muito bom o seu blog. No meu caso ainda ficou uma dúvida.
    Comprei um notebook usado, ele não carrega a bateria, só funciona quando ligado na fonte (que é de 19V). Não sei se ele não carrega a bateria porque a bateria morreu ou porque o notebook que está com defeito. Medi com o multímetro (na posição DCV) os terminais do notebook onde conecta a bateria e deu 19V, porem, a bateria é de 14V. Isso é um defeito do notebook? Ou existe change da bateria de 14V carregar mesmo ligada a uma tenção de 19V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta meio estranho. Geralmente as baterias carregam com uns 2 volts a mais. 19 estou achando acima mas não é impossível de estar carregando assim. No seu caso não está carregando por que a bateria já deu problema

      Excluir
  71. Boa tarde, estou pensando em comprar um step down pra colocar no carro pra carregar celular, que tem uma bateria de 3000 mha, sendo que o step- down tem uma corrente de saída de 10a, nesse carro iria diminuir a vida útil da bateria do celular? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale mais sobre o step Down.desculpa a ignorância mas não conheço

      Excluir
  72. Olá achei a publicação rica em conteúdo, porém ainda tenho algum receio. O meu carregador de laptop estragou ele tem 19.5v de tensão e 2.31A e consegui um de 19.5v e 4.63A. será que terei riscos quando no meu aparelho quando carregar.

    ResponderExcluir
  73. eu comprei uma bateria para GPS de 3,7 V e 8.800 mah, o fabricante indicou este modelo para meu equipamento.
    ocorre que as baterias que ele usa atualmente possui uma voltagem de 3,6 V e 6600 mah.

    eu sei que a diferença dos MAH fara que a bateria tenha maisor tempo de atividade, mas a voltagem? esta diferença minima (0,01V) podera causar problemas ao equipamento?

    obrigado

    ResponderExcluir
  74. Olá, Tenho um som que tem uma entrada 12V, posso carrega-lo com 6 pilhas encarregáveis em séria de 1,2V cada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 pilhas darão 7,2V. Muito abaixo dos 12V pedido. Acredito que não consiga ligar. O correto seria 10 pilhas dessa para gerar 12 volts necessário

      Excluir
  75. "recarregáveis em série"

    ResponderExcluir
  76. Boom diia!!

    Possuo um moto g3 onde seu carregador fornece 5,1V e 0,750 ma e comprei um carregador portátil de 5,1V e 2,1A, posso usa-ló sem problemas de danificar o aparelho? Pois ele só vai consumir o que precisa em relação a corrente, certo?

    ResponderExcluir
  77. Olá, gostaria de tirar uma dúvida.Li toda a postagem e outros comentaria mas nada parecido com a minha dúvida. Tenho um monitor tv da LG de 19v 2.2A e não encontro esta fonte para comprar. E tenho uma fonte do notebook Dell 19,5v 3,32A. Gostaria de saber se posso usar esta fonte e ligar o monitor TV da Marca LG.


    Gostaria também de parabeniza-lo pela sua dedicação em tirar as dúvidas de pessoas leigas neste asssunto como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Os 0,5 volts sobressalentes está dentro da tolerância

      Excluir
  78. Eu liguei um modem 12v 1 amper na bateria de 12v e 300 amperes... queimou o modem :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deveria acontecer pois a tensão está correta e a corrente abaixo do que o modem pede. Ligou a polaridade corretamente?

      Excluir
  79. Legal a matéria. Parabéns.
    Tenho uma dúvida. Tenho uma placa solar que gera 5v. Com um adaptador consigo fazer ela gerar 12v. Com esses 12v eu poderia carregar a bateria da minha furadeira que é de 18v? Ou isso poderia prejudicar meus equipamentos?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai carregar. Para carregar essa bateria vc teria que ter uns 18 a 19 volts. 12 esta muito abaixo para carregar

      Excluir
  80. Olá rudo bem?me ajudou muito a sua postagem,porém sou leigo no assunto, e no meu caso seria uma fonte de máquina de tatuagem,eu tenho um adaptador original dela de 19v e 2a ,porém só acho fonte para not de 19v e 3,4a ...posso usar na minha fonte sem problemas?lembrando que é uma fonte de ligação direta,não possuí bateria para carregar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Talvez o motor gire um pouco mais rápido, mas pode ligar sim

      Excluir
  81. Tenho uma bateria de 12v 7ah! Posso carregar ela com uma fonte 15v 0.8 ah?? Ela vai carregar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa boa noite,ue poder até pode mas não é recomendável não!pois de 7 A que é a corrente,para o.8 a diferença é gigante não é nem um Amper mano 0.8 são miliampère OK.

      Excluir
  82. Bom post! Porém, restou-lhe adentrar mais sobre tensão nominal versus tensão real. Parece-me que a maioria das fontes de alimentação fornecem uma tensão ABAIXO do especificado, sempre no limite de tolerância. Minha pergunta é: se um roteador trabalhava com uma fonte original de 12V, mas que fornecia apenas 11V, sua vida útil irá diminuir se trocar por uma fonte que fornece exatamente 12v?

    ResponderExcluir
  83. Boa noite, estou com a seguinte dúvida, tenho um dock station alto logitech com 5V DC / 2A conseguiria utiliza-lo em uma fonte de 12V 2A
    ?obrigado

    ResponderExcluir
  84. opa que legal este site! muito bom mesmo. eu estou a procura de uma fonte 12v 3.5a para ligar meu aparelho Interface Profire 2626 M-Audio vi que posui varias fontes parecidas em um site de compra e vendas,mas fico na duvida! voce teria essa fonte exatamente a ser usada no meu aparelho?
    por favor me mande u email ricardogoiasgs@outlook.com

    ResponderExcluir
  85. Tenho um not book da Samsung e seu carregador é 19v. Acontece que ele pifou e tenho aqui um carregador da positivo de 18,5v. Poderia estar utilizando ele pra carregar meu not book?

    ResponderExcluir
  86. Tenho um aparelho que usa 12v com 400Ma, posso ligar em uma fonte de 12V 1A?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa boa noite,de sorte que o autor do post não se incomode de eu,responder algumas duvidas aqui,somente as que tenho certeza,aprendi várias coisas sobre eletrotécnica,elétrica na prática e vendo e testando vídeos do you tube e comecei um curso de eletricista. Respondendo sua pergunta Garcia pode sim de boa como o autor respondeu em várias perguntas aqui a corrente que no caso são os Amperes a mais é até melhor pois a fonte trabalha com folga OK

      Excluir
  87. Oi comprei um mini amplificador kinter ma 200,ele pede uma fonte de 12 v 5 a para funcionar normalmente,como não tinha essa fonte liguei ele numa fonte 12 v 1 a ele ligou e tocou mais quando aumenta o volume ele desliga,aí chegou um momento que ele desligou,ai liguei ele mais só acendeu um led vermelho e não apareceu nada na tela e também não tocou mais ,eu acho que foi a fonte fraca oq vc acha ? E se for a fonte eu vou comprar uma fonte chaveada 12 v 20 ou 30 a ele tem chance de queimar por ultrapassar a amperagem necessária do mini amplificador que e de 12v 5a ?? Por favor me responde isso e muito importante para mim...

    ResponderExcluir
  88. tenho uma fonte de 12v posso ligar um aparelho que funciona 9v///

    ResponderExcluir
  89. Posso utilizar em um som de carro com alto falantes simples um carregador de 13v sendo que ele é de 12v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UE pode sim 1 volt de diferença não vai acrescentar nenhum problema tenho quase certeza,talvez o de 12 v solte mais que 12 de qualquer forma.

      Excluir

  90. Posso utilizar em um som de carro com alto falantes simples um carregador de 13v sendo que ele é de 12v?

    ResponderExcluir
  91. Só li merda aqui....consusao entre tensao e corrente, sobreposicao...se um aparelho foi projetado para utilizar x volts, ele com certeza suportara até uns 20% a mais que sua capacidade...isso é padrao em todos os componentes eletronicos, inclusive hoje em dia encontran-se modulos amplificadores de som por exemplo, que funcionam de 8v a 24v...O que nao pode é ligar 110v em 220v, kkkkkk....É só usar o bom senso e coerencia....

    ResponderExcluir
  92. Bom dia . Tenho um aparelho digital com fonte De 220, saída de 5V e 1A . Posso Usar uma fonte de 6,8 vai e 250 mA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bom,pois no seu caso tem 750 miliampère a menos vai fazer a fonte trabalhar forçada no caso se ela tivesse,1.5 A 2 A 3 A poderia sem medo.

      Excluir
  93. Boa noite, tenho um carrinho de criança com o carregador Entrada: 110V, saída: 12V-700mA, mas esse carregador queimou, tentei ligar num carregador de 220V, saida 2.0A o carrinho não carrega. Achas que há algum problema em usar esse carregador?

    ResponderExcluir
  94. Boa noite, tenho um carrinho de criança com o carregador Entrada: 110V, saída: 12V-700mA, mas esse carregador queimou, tentei ligar num carregador de 220V, saida 2.0A o carrinho não carrega. Achas que há algum problema em usar esse carregador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim existe um problema,não pode usar 110 em 220 vai queimar,a não ser que o carregador seja 110 e 220 se for um carregador bivol OK ele foi projetado para as duas tensões.

      Excluir
  95. Boa tarde, Mundo Matrix.
    Sou leiga no assunto, para uma máquina de tatuagem utilizarei max 7v a fonte com 1.5 amperagem supre?
    Algumas máquinas o próprio fabricante pede amperagem de 2, outras não tem especificações .

    Obrigada

    ResponderExcluir
  96. Boa noite se for msm tensão a Amperagem sempre é recomendável maior e nunca menor.Agora se for tensão diferente a amperagem do mesmo jeito é melhor maior mas tenho muita dúvida se pode passar de uma porcentagem maior ou menor quanto a volts.

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde, eu comprei um aspirador de pó da Eletrolux Ergorapido modelo ERG13 que possui uma fonte que carrega suas baterias internas para que o aspirador seja utilizado sem fio. Acontece que essas baterias tem um tempo de vida curto. Queria colocar uma fonte para usar o aspirador com o fio. O motor do aspirador é de 12v 7a 90w 50-60hz. Qual é a melhor fonte para ligar esse aspirador? Agradeço se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  98. Bom dia,então compre uma fonte de 12,v e 9A,10Amperes,uma de de volt com mais de 7 ampère servirá perfeitamente!

    ResponderExcluir
  99. Pode ser 12V,10ampere,90,100,110,120 w que não tem problema.Testei 3 fontes de 12 v uma de 12 1 A outra ,12v 15a e uma de notebook,12,15,16,18,19,20,24 regulável todas marcaram 25 volt,somente fontes estabilizadas soltam a voltagem exata marcada é verdade que os aparelhos são fabricados,para suportar uma certa variação de tensão,mas se tiver uma fonte ou carregador ou seja lá o que for com a mesma voltag marcada é melhor,agora amperagem sempre será melhor possuir alguns ampère a mais o watts pode exeder um pouco também que não tem problema.

    ResponderExcluir
  100. Boa noite! Tenho um roteador que me informa para usar uma fonte de 12V a 0,8A. Porém estou usando nele uma fonte de 13,5V a 1,0A. Posso usar essa fonte no roteador sem problema? ou futuramente terá o risco de queimar ele?

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde. No meu notebook mostra uma voltagem de 19,5v e eu comprei uma daquelas fontes reguláveis, com 18v, 19v, 20v e 24v.. a minha dúvida é se eu posso utilizar na voltagem de 20v pois sinto que meu notebook perde "processamento" quando deixo a fonte no 19v.. agradeço a atenção desde já.

    ResponderExcluir
  102. Alguém poderia me dizer se acontece alguma coisa se conectar cabo de um teclado de computador no carregador e ligar na tomada ?

    ResponderExcluir
  103. Fantástica explicação! Agora te pergunto: meu filho tem um monitor AOL com carregador direto nele de 19V e 1,31A. Tenho uma fonte antiga IBM de 16V e 3,36A. Neste caso não posso usar a fonte da BM nele né?

    ResponderExcluir
  104. Opa só vi agora ue se está dizendo em trocar por a fonte de 16 v com maior amperagem pode sim,no caso terá 3 volta a menos terá um menor rendimento.

    ResponderExcluir
  105. Eu estou com um aparelho que o antigo dono usava uma fonte que produzia o dobro de energia do que a informada pela etiqueta do aparelho. Porque o aparelho não queimou? é um video game PSOne

    ResponderExcluir
  106. Bom dia a fonte externa da minha tv queimou ela era 19v e 5a não achei a original,comprei uma paralela mais minha tv não para ligar será que posso por no 20v, ela tem regulagem para 18v 19v 20v 24v pode queimar se colocar em 20v obrigada desde ja

    ResponderExcluir
  107. Olá boa tarde! poderia me tirar uma dúvida?
    Um aparelho com uma fonte de 5v queimaria no exato momento que colocar uma fonte de 16v?

    ResponderExcluir
  108. Olá boa tarde! poderia me tirar uma dúvida?
    Um aparelho com uma fonte de 5v queimaria no exato momento que colocar uma fonte de 16v?

    ResponderExcluir
  109. Olá bom dia,desculpa só responder agora,vejo muito ooico alguns imails,então sim se o equipamento for 5 v e usar 16 quase certeza que vai dar curto na hora pois são 11 v a mais,geralmente equipamentos são fabricados com um folga além do que está descrito ex; collers de 12 já usei varias vezes em 24 v e funciona ok sem problemas diferença que pa gira bem rápido e acredito diminiu a vida útil.

    ResponderExcluir
  110. Muita gente aqui falando de carregador de celular e notebook, mas vejo poucas respostas quanto a aparelhos SEM bateria...

    Tenho um aparelho (bomba de leite materno) que funciona com uma fonte de 9V/1.1A. Consegui fazer funcionar com uma fonte de 12V/1.5A.

    Minha dúvida é: irei danificar o aparelho se continuar usando esta fonte?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  111. JRC talvez sim,talvez não alguns casos sim! Mas se não queimou nos dois primeiros usos deve que foi projetado com uma folga isso bem comum de acontecer,se diz 9v foi projetada para suportar uns 12v ou mais um pouquinho mas etiquetam como 9v por segurança,eu costumo usar collers de 12v em fontes de 15 e 24 notável que gira bem mais rápido faz mais barulho mas nunca estragou. Desculpa resoonder agora só vi imail hoje sua pergunta foi feita dia 11 do mês 06.

    ResponderExcluir
  112. chefe,

    original 19.5v 3.34a 65w

    nova 20v 4.45a 90w

    esses 0.5v a mais está tolerável então?

    ResponderExcluir
  113. Vou deixar aqui o relato da minha experiência com a questão. Meu notebook HP veio com um carregador 18.5v 3.5a, mas curiosamente na baia da bateria havia um rótulo dizendo 19v 4.74a. Procurando por um carregador novo, achei um "Travel Adapter" de 19.5v multicompatível no site loja da HP, e lá não falava nada sobre checagem de voltagem, dizia apenas que se um dos 3 plugues que vinha com ele era o usado no notebook, era compatível. Comprei, mas um dia tive a curiosidade de medir com o multímetro a voltagem que ele fornecia e era além dos 19.5v, bateu 20v. Fiquei grilado! Procurei um de 19v, 4.74a, da própria HP para comprar. Quando chegou, a primeira coisa que fiz foi medir a tensão e adivinha? Também mediu 20v. Entrei em contato com o suporte da HP, pedindo informações mais exatas sobre a compatibilidade do Travel Adapter de 19.5v, e o atendente me garantiu que era. Em seguida me passou uma página no site da empresa em que a partir do serial number eram listadas todas as partes compatíveis para reposição, disponíveis ou não para compra. Uma das peças era um carregador de 19.5v, não exatamente o Travel Adapter, mas era um de 19.5v. Acredito que os aparelhos regulem a entrada de tensão, como fontes projetadas para 110v ligadas em 127v. Pelo menos no caso da HP. Se o fabricante do seu notebook não vende uma parte compatível com voltagem maior, é melhor contactar o suporte para tirar a dúvida. De qualquer forma, não é boa ideia usar um carregador "genérico".

    ResponderExcluir
  114. amigo, tenho um transformador trafotron 30v 1a, eu uso na maquina de selar plasticos e ela usava resistência de 2mm, recentemente eu mudei para 3mm e um pouco mais grossa, mas depois de um tempo o trafo queimou (esquentou e derreteu tudo), gostaria de saber se eu aumentar a amperagem ele vai queimar outra vez ? (ja perdi 2 trafo) Obrigado

    ResponderExcluir
  115. Muita explicação complicada pra uma pergunta (dúvida) simples.

    * Voltagem (V): uma fonte pode ter até 3 volts a mais que a original. Porém, menos que a exigida pelo aparelho, nunca é recomendável (principalmente para equipamentos de informática)
    *Amperagem (A): Quanto maior a amperagem da fonte, melhor para o equipamento. O equipamento só utilizará a amperagem que necessitar, o que sobrar da fonte, é lucro.
    Ex.: Uma fonte de 12V e 5A poderá alimentar até 5 aparelhos de 12V e 1A, simultaneamente. Simples assim.

    ResponderExcluir